Publicado em: segunda, 23 de março de 2020 às 18:42
7 Benefícios de Usar Omnichannel
Oi Pessoal meu nome é Carmen Basso sou especialista em clientes, e hoje vim trazer a diferença de omnichannel e multicanais
No mundo digital o consumidor está cada vez mais por dentro das tendências do mercado e vem utilizando cada vez mais todos os canais de comunicação online disponíveis. Isso exige das empresas uma estratégia eficiente e pessoas capacitadas capaz de atender essas demandas. É nesse cenário que entra o Omnichannel que é indispensável para a integração entre consumidor e empresas.
Primeiramente qual a diferença entre Multicanais e Omnichannel?
Multicanais: Oferece vários canais diferentes para o relacionamento com o cliente, exemplo chat, e-mail, Messenger, Skype, whats
Omnichannel: É a integração total destes canais, é uma experiência totalmente integrada independente dos canais de distribuição que atue.
O Omnichannel conseguiu entre outros avanços extinguir as barreiras entre o off-line e o online.
Essa é uma tendência e uma evolução do conceito multicanal (integração das lojas físicas, virtuais e compradores)
Ser omnichannel é trabalhar de forma integrada de modo que a experiência na loja física seja complementada pela interação digital.
7 Benefícios de Usar Omnichannel
Aumenta a Régua de Relacionamento, consequentemente aumenta a distribuição de seu produto ou serviço, não basta estar presente em diferentes canais é preciso ter estratégias, deixar sua marca visível em vários locais pode aumentar seu posicionamento, mantendo sua empresa na mente do consumidor por mais tempo, além de ajudar seus clientes a entrarem em contato com você mais rápido.
Aumento de 30% do relacionamento com sua marca, estudos dizem que o aumento pode ser superior a este % em relação a um canal só, LTV ou lifetime value (valor do ciclo de vida) é uma métrica de negócios que estima o lucro líquido da vida de cada cliente. ... ou seja, quanto mais baixo o LTV, mais atenção sua empresa deve dar a ações de relacionamento em contrapartida a ações de aquisição;
Segurança do conteúdo das informações, gastando menos energia e tempo no suporte dos consumidores, mantendo uma informação coesa.
Comunicação com a linguagem de preferência dos clientes, para cada canal deve haver uma leitura da linguagem do cliente e velocidade de atendimento, o cliente pode começar a ser atendido por uma rede social, continuar por chat e finalizar por um canal de voz ou ir até a loja física de acordo com sua necessidade.
Independência entre Franquias e redes: todos sabemos que o saudável e escalável é a independência entre franqueado x franqueador o treinamento inicial serve como estratégia das ações possibilitando as informações de forma coerente na jornada de atendimento assim o cliente pode entrar em contato com qualquer uma das lojas da rede e a informação será a mesma, o fundamento da informação está registrado em um único local.
A experiência da loja física é complementada pela experiência digital, a junção de todas essas experiências pode melhorar a decisão do consumidor e aumentar a taxa de conversão, além do aumento da taxa o consumidor percebe um diferencial na marca e acaba sendo promotor da mesma.
Os impactos das reclamações diminuem, o cliente não precisa ficar repetindo tudo que ele já relatou no canal chat, quando eventualmente ele entra em contato por voz, e se ele decidir enviar um e-mail fica da mesma forma registrado, diminuindo consideravelmente ele ser um detrator da marca.
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